Pibid Letras

2013-01-14

Ilustração: Karla Vidal

Gráficos, tabelas, desenhos anatômicos, infográficos, mapas e histórias em quadrinhos, veiculados na mídia impressa e digital, simbolizam alguns dos gêneros textuais que migraram para o domínio educacional, tanto para serem usados em situações de aprendizagem de conteúdos específicos como em situações de avaliações. Muitos destes gêneros são originalmente produzidos em outros domínios discursivos e estão inseridos em outros gêneros, tais como relatórios do IBGE, da ONU, da UNESCO, do INMETRO; atlas do IBGE, do INPE entre outros.

Por um lado, este processo migratório dos gêneros representa integração entre sociedade e escola; representa construção da cidadania via a aquisição de conhecimentos como fatos e concepções científicos, acontecimentos histórico. Por outro lado, a compreensão destes gêneros exige de seus leitores familiaridade com a tessitura entre as linguagens utilizadas, com as convenções apresentadas, com as convenções e inovações da visualização das informações. Esta competência se constrói (e também se revela) com base em nossas experiências sociais mediadas por textos, pelas nossas práticas de letramento. Estas práticas estabelecem a linguagem como uma herança social, uma realidade primeira, que, uma vez assimilada, envolve os indivíduos e faz com que as estruturas mentais, emocionais e perceptivas sejam reguladas pelo seu simbolismo.

A proposta de trabalho que guia este subprojeto visa compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação (PCNEM: 126). Consequentemente, o processo de compreensão se norteará na perspectiva de que a multimodalidade é um traço constitutivo dos gêneros. É no texto onde os modos (imagem, escrita, som, música, linhas, cores, tamanho, ângulos, entonação, ritmos, efeitos visuais, melodia etc.) são realizados.

2 thoughts on “Pibid Letras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *